24 de janeiro de 2012

ENTREVISTA AO TREINADOR BRUNO AZEVEDO...


Bruno Azevedo enquanto atleta ganhou a Taça e Supertaça de Portugal, iniciando-se como treinador na época de 2006/2007. É licenciado em Educação Física e atualmente treinador da equipa, sendo esta a sua sexta época no futsal feminino, primeira ao serviço da ARJ Mogege.

Depois de treinar a ADERMogege, a ADC Gualtar e o SC Maria da Fonte, surge agora como treinador da equipa da ARJM. Como surgiu este novo projeto?
Surgiu pelo simples facto das anteriores equipas, de uma forma ou de outra, não proporcionarem as melhores condições às atletas. Para mim ter boas condições é de extrema importância para um bom desempenho desportivo.
Este é um projeto com boas estruturas e com um pensamento muito positivo para o desenvolvimento da modalidade. Queremos ser uma das referências no panorama nacional, apesar de saber que, para isso ser viável, dependemos muito dos nossos parceiros, em quem temos plena confiança.

Algumas das atletas transitaram de equipas anteriores lideradas por si… a essas acrescentou outras atletas. Esta é a equipa que desejou?
Sim, uma grande parte das atletas já me acompanham há algum tempo, o que para mim é motivo de grande satisfação, porque é sinónimo de gosto no meu trabalho. Sinto um enorme prazer em poder transmitir-lhes tudo o que sei, assim como orientar a sua formação enquanto pessoas. São atletas com enorme potencial, onde junto a isso o facto de serem grandes amigas, capazes de criarem um ambiente fantástico que, para além das condições de trabalho como referi acima, é também um factor preponderante para o sucesso.
A este grupo de atletas que me acompanhou, juntei atletas com condições para abraçar este projeto e sobre as quais eu tinha já um profundo conhecimento do seu valor, algumas já tinha convidado noutras épocas. Felizmente este ano consegui juntar este lote de atletas que me dão grandes garantias. Gosto de atletas que se sinta felizes por estarem no nosso grupo e não só nos momentos de glória. 
Todos os treinadores desejam ter as melhores e neste momento tenho as melhores, o que não quer dizer que futuramente não possa ter mais. Apenas quero ainda salientar que, para mim, as melhores são aquelas atletas que olham para todas as colegas de igual forma, que puxam todas para o mesmo lado, que são amigas, que são generosas, que se preocupam com o estado da colega de equipa, que se prontificam para ajudar, isto sim, é serem as melhores.

Enquanto líder da equipa, como sente a equipa e as atletas em relação a este projeto?
Ora esta é uma pergunta a qual não posso precisar, mas julgo que a ideia que têm é muito boa, apesar de este ser o ano de início da modalidade, o que faz com que as despesas sejam mais elevadas. De qualquer forma temos trabalhado para que se sintam bem, com tudo o que necessitam e sempre pensando em melhorar e inovar.

A uma semana de iniciar a fase final do campeonato, com o apuramento do campeão, até onde pode chegar a equipa?
Esta equipa está preparada para ganhar seja a que equipa  for. Sabemos das nossas qualidades e pontos  a melhorar, por isso iremos trabalhar, humildemente, em busca do objetivo, que é serem campeãs distritais. Sabemos que temos, no nosso distrito, o campeão nacional, mas isso não altera em nada o nosso objetivo. Apenas realço o facto do distrito de Braga ter duas equipas a lutarem por um lugar de acesso à Taça Nacional, em que ambas têm capacidades para serem campeãs nacionais.

Isso quer dizer que é um treinador contente com a prestação da equipa?
Sim, claro. De qualquer forma todo o nosso bom desempenho distrital pode não se dar a conhecer fora do distrito, por isso e dado que queremos conhecer outras realidades e dar-nos a conhecer e isso só acontecerá se vencermos o campeonato distrital, queremos muito terminar em primeiro lugar.

As suas atletas caracterizam-no como sendo um treinador bastante rigoroso e disciplinador. Quer comentar?
Se me caracterizam dessa forma é porque se calhar têm razão… Será que um treinador que não seja rigoroso e disciplinador terá boa performance desportiva na sua equipa? Não me parece. Depois as atletas também têm que ser rigorosas e saberem lidar com pressão, o que acaba por fazer com que a exigência seja também uma componente pedagógica para as mesmas.

Esta é uma associação com quase 20 anos e que após 6 anos de inatividade se inicia no futsal feminino. Tem um projeto que assenta também na formação, o futuro da associação passa por aí?
Como disse acima, esta associação quer ser uma das referências no panorama nacional de futsal feminino e só o será com uma boa estrutura e uma aposta naquilo que é crucial, a formação. Queremos muito ter formação e que haja competição noutros escalões femininos. Temos informações dessa possibilidade e espero que seja mesmo possível. Esta situação atual no distrito de Braga não acompanha a evolução da modalidade. O que desejo e peço aos responsáveis com poder de decisão é que sinceramente criem condições já na próxima época, para bem da modalidade.
É necessário perceber que, com a atual situação económica do país, o futsal pode estagnar se a aposta não recair sobre jogadoras vindas da formação. Poderá ser incomportável para as jogadoras ou associações as despesas correspondentes a deslocações. Há distritos que percebem essa situação e já trabalham nesse sentido e espero que Braga não fique para trás.

Relativamente à criação de um campeonato nacional, qual é a sua opinião?
Muito se tem falado sobre este tema e muito sinceramente não podemos dar um passo tão grande de uma vez, porque isso sim contribuiria para a extinção de grande parte das associações e, se calhar, algumas com boa performance desportiva neste momento. Tenho uma opinião, que no meu entender seria a mais indicada, que seria a formação de 2/3 zonas a nível nacional. Tenho acompanhado atentamente todo o desenvolvimento dos (possíveis) novos moldes da competição e agrada-me profundamente. Agrada-me profundamente porque a competição seria de outra qualidade, onde haveria mais justiça no campeão nacional, onde as equipas teriam objetivos que atualmente não têm. Esperemos para ver o desfecho.

Certamente acompanhou a prestação da Seleção Nacional no Torneio Mundial. Como viu a prestação lusa diante de algumas seleções que possuem campeonatos nacionais estruturados e cimentados?
Acho que a minha opinião é generalizada. Portugal teve uma boa prestação, deixando no ar a ideia que pode fazer mais. Não tenho dúvidas que, melhorando os moldes da competição, o que obrigará a um maior aperfeiçoamento das equipas, Portugal lutará, com mais argumentos, pelo 1.º lugar num Torneio Mundial. Foi muito bom ver todo o entusiasmo em torno da seleção, o que deu para perceber a dimensão atual da modalidade, na vertente feminina.

Para terminar, quer deixar algumas palavras ou uma mensagem para alguém em especial?
Sim, deixo uma palavra a todas aquelas atletas que gostam de futsal, que queiram aprender, que procurem equipas que lhes possam dar isso mesmo. Custa-me ver atletas com enorme potencial ignorarem o futsal em detrimento de outras coisas.

Perguntas de resposta rápida
Objeto indispensável no dia a dia: Telemóvel
Sapatilhas ou sapatos: Sapatilhas
Um defeito: Teimosia
Uma qualidade: Exigente
Treinador que admire: Alípio Matos
Uma figura mundial que convidaria para uma conversa: Barack Obama

Sem comentários:

Enviar um comentário

Só publicaremos os comentários devidamente identificados. Aqueles que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.